quarta-feira, 16 de março de 2016

Porque não consigo ganhar dinheiro com meu blog?

Muitos internaltas blogueiros fazem essa pergunta. As respostas podem variar de blogueiro para blogueiro, mas todas elas nos levam a um único resultado:
A vontade de monetizar um blog torna-se tão grande, que nos esquecemos da verdadeira função do blog. O conteúdo.

O conteúdo de um blog é o grande responsável por ele existir e ser visualizado. Se você não tem conteúdo, não tem visitas. Se você não tem visitas, não tem dinheiro.

Antes de se pensar em dinheiro devemos pensar em conteúdo. Quando uma pessoa faz uma pesquisa na Internet, ela quer achar algo relacionado com a pesquisa que fez, e não um blog com um monte de anúncios piscando, que mais parece uma árvore de natal.

Não pensem que cheguei a essa conclusão sem ter apanhado com meus blogs. Muito pelo contrário. Consegui fazer tudo de errado para depois descobrir como fazer o certo. Mesmo assim, as vezes tenho dúvidas quanto a certeza do que é certo.

Mas uma coisa posso afirmar. Se o seu blog não tem conteúdo de qualidade que realmente resolva o problema do internalta, dificilmente terá um rendimento satisfatório.

Exemplo:

Maria está fazendo uma pesquisa sobre Receitas de Biscoitos na Internet. Ela encontra um Site sobre o assunto e entra no mesmo. Logo ao entrar ela percebe uma quantidade enorme de Banners publicitários piscando pra todo lado.

Desce um pouco e encontra um resumo com um link para que ela seja direcionada. Ao clicar no link ela abre duas páginas ao invés de uma. Em uma das páginas ela percebe que estão vendendo um e-book com receitas de Biscoito e, no outro site ela encontra um serviço de mensagens para o Facebook.



Maria desiste do Site e entra em um segundo Site. Aqui ela encontra uma página inicial limpa, isto é, sem poluição visual. Desce um pouco e encontra várias receitas para Biscoitos do jeitinho que queria.

O site oferece a ela uma oportunidade de baixar as receitas e se coloca a disposição para qualquer dúvida. Oferece ainda um E-book inteiramente grátis sobre o assunto caso ela passe a seguir o site por E-mail.

Ela resolve seguir o site para ganhar o e-book. Mais abaixo, quase no fim da página, ela encontra um link para o download de um livro maravilhoso sobre o assunto. Ela clica no link e encontra o mesmo e-book que havia sido oferecido no site anterior, e acaba comprando.

Erros do site nº1:

Excesso de publicidade atrapalhando e poluído a página.
Excesso de links direcionando para publicidades com o único fim de ganhar dinheiro.
Link duplo direcionando para dois outros sites ao mesmo tempo. Isso acontece com muita frequência.
Site confuso onde é difícil achar algo sem ter que clicar em alguma coisa.

Acertos do site nº2:

Página inicial limpa sem poluição visual.
Poucos links. Apenas os necessários para a comodidade do visitante.
O site oferece ao visitante a possibilidade de baixar a receita.
O site oferece ao visitante um presente sem ao menos conhece-lo melhor.
O site consegue vender o mesmo produto do site anterior porque recebeu bem a sua visita.

Resumo:
Maria talvez nunca mais entre no site nº1, mesmo que este mude os seus conceitos, mas já tem um vínculo de amizade com o site nº2 que a tratou como uma visita vip.

A pergunta é: Qual dos dois sites terá sucesso financeiro?

A resposta é óbvia. Se eu lhe desse a resposta estaria lhe chamando de idiota!

Existe uma diferença muito grande entre Site e blog no que tange a monetizarão. Os Sites foram feitos para monetizar, normalmente através da venda de algum produto ou serviço criado pela própria empresa.

Os Sites em geral, não precisam (com algumas ecessões) monetizar suas páginas com publicidade externa, programas de afiliados ou coisas do gênero. Sua credibilidade está relacionada à uma empresa conhecida e registrada ou, à uma marca que todos conhecem e confiam.O blog é diferente. As pessoas que entram nos blogs querem encontrar o assunto que procuram. Querem encontrar confiabilidade e simpatia. querem acreditar em quem está escrevendo. Querem interagir com o blogueiro.

Dessa forma se obtém a confiança dos visitantes e, consequentemente, tudo que você oferecer parecerá honesto e bom. Mas você deve se esforçar para oferecer de forma concreta o honesto e o melhor do bom. Assim, o visitante irá voltar várias vezes, pois acredita em você.

Outro ponto que deve ser observado é a limpeza do blog. Estive recentemente limpando alguns dos meus blogs de uma forma muito concreta e direta. Apesar de algumas reclamações, pude constatar um crescimento incrivelmente grande, tanto no número de visitantes, quanto no aumento da interação com os mesmos.

Retire tudo que for desnecessário. Concentre-se no assunto do blog. Coloque links de forma discreta. Introduza anúncios em locais estratégicos mas que, ao mesmo tempo, não façam do seu blog um ambiente poluído. Faça uma verdadeira faxina em imagens, links, códigos e Banners, deixando seu blog com um cheiro de perfume no ar.

Use e abuse do necessário e inutilize o supérfluo. Dessa forma, além de fazer com que seu blog carregue mais rápido, você terá uma grande surpresa com o número de visitas e as interações de seus visitantes, amigos e seguidores.

Até a próxima... há! Já ia me esquecendo...faça um comentário

Walter Matheus é um profissional de Marketing e tem sido associado a várias publicações online, incluindo este blog,

Ele também tem um vasto programa de treinamento para pessoas interessadas em adquirir conhecimentos profundos sobre o assunto tratado aqui. Você pode verificar na página localizada em: Impácto Copywriter.

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